Depoimentos

Agradecida pelo acolhimento e ensinamentos.
Conteúdo muito interessante contribuindo para minha formação profissional e como praticante de Kundalini Yoga e pela vida.
A apresentação foi muito esclarecedora, objetiva.
Os professores sensasionais!

~ Maria Cécilia
{Aprimorar Sua Mente, Agosto 2013}


"A vida é generosa. Ela nos oferece as mais profundas e diversas experiências junto aos elementos da natureza e do homem. A Kundalini Yoga nos dá a consciência desses elementos e possibilita a união com a Consciência Infinita."

~ Yogi Bhajan

Kundalini Yoga » O que é Yoga?

O que é Yoga?

Yoga é uma prática ancestral de origem indiana que visa objetivos diversos, tais como auto-conhecimento, equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual e comunhão entre o indivíduo e o todo por meio de exercícios físicos, posturas, controle da respiração, entoação de mantras e técnicas de meditação.

Há dezenas de linhas de Yoga no mundo, que propõem não necessariamente caminhos contraditórios, mas sim, diversos caminhos para alcançar os mesmos objetivos.

Mais do que apenas uma atividade física

Asana A palavra Yoga provém da palavra yuj em sânscrito e significa “unir-se” ou “ligar” e é frequentemente interpretada como “união” ou “método de disciplina”.

Dados históricos indicam que o sábio indiano Patanjali sintetizou a prática de yoga no Yoga Sutra há aproximadamente 2 mil anos. O Yoga Sutra é uma coleção de 195 afirmações ou aforismos que funciona como um guia filosófico para a maioria de yoga praticado hoje. O Yoga Sutra também delinea as 8 partes ou membros de yoga: as yamas (formas de restrição), niyamas (observâncias), asana (posturas), pranayama (respiração), pratyahara (retiro dos sentidos), dharana (concentração), dhyani (meditação), e samadhi (absorção). Ao explorarmos estes 8 membros, começamos por refinar nosso comportamento no mundo exterior e passamos a focar interiormente até chegar ao samadhi (liberação, iluminação).

Embora muitos dos praticantes de yoga de hoje terem um foco no terceiro membro (asana), que são as posturas físicas, o propósito de yoga vai muito além de apenas trazer benefícios físicos. Yoga, independentemente de qual tradição específica, tem o propósito de trazer benefícios físicos, mentais e espirituais para seus praticantes, fazendo com que todos os aspectos da vida do praticante sejam beneficiados como um “todo”.


Envie esta página para um amigo